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18 de Abril de 2024

Por trás das grades da "educação" pública

Professor agredido em sala de aula no RJ diz que não teve apoio após denunciar o caso

Publicado por Hully Rosário
há 6 anos

Nesta ultima terça-feira (18), foi gravado vídeo por aluno no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Mestre Marçal, em Rio das Ostras, no interior do estado do Rio de Janeiro, em que professor é hostilizado e agredido em sala de aula, pelos próprios alunos.

Nas imagens, um adolescente arremessa pochete em direção ao professor, rasga prova, outro quebra o quadro e proferem ofensas de cunho racista, em uma turma de estudantes do 9º ano.

O professor da rede pública, Thiago dos Santos Conceição, de 31 anos, declarou ter pedido ajuda da coordenação da escola onde trabalhava, durante as ofensivas. No entanto, não foi ouvido por ninguém e, quando levou as queixas à Secretaria de Educação do município, foi aconselhado a deixar a escola.

Um dos vídeos mostra eu pedindo ajuda na porta, sendo que ninguém me ouve, ninguém vem falar comigo. Eu recolho o meu material e vou à direção.
(...) Sem nenhum apoio, eu fui chorando, consegui chegar à Secretaria de Educação muito abalado. Pediram que eu fosse à Ouvidoria, fiz a denúncia e não conformado fiquei na Secretaria aguardando que alguém falasse comigo. A subsecretária me atendeu e falou que era muito triste aquele situação e que na escola não teria vaga. A solução era sair da escola.

Diante da repercussão, a Polícia Civil abriu inquérito para apurar o episódio causado pelos adolescentes. O docente pediu demissão da escola. Pontua que já havia recebido ameaças de morte na mesma sala. Entrevistado, demonstrou compaixão pelos alunos:

Muito triste por não ter conseguido mudar a situação deles. Triste por não ter deixado nenhum legado para eles. A escola tem que ter um olhar especial para essa turma, para os professores e para esses alunos, porque eles são reféns da sociedade e estão gritando por socorro.

Conforme a Secretaria da Educação do município, os alunos envolvidos foram suspensos. O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, informou que um dos estudantes é maior de idade e que ações cabíveis serão tomadas.

A prefeitura afirma que o professor receberá todo o suporte jurídico e psicológico, e que tomará medidas para que o apoio aos educadores, também na área psicológica, seja ampliado.

Fontes:

Folha.uol

G1.globo

Midianews

Opovo

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Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-tras-das-grades-da-educacao-publica/628552758

12 Comentários

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Triste realidade, minha mãe se aposentou na rede pública de educação do Paraná, a situação aqui além de delicada perante os alunos e a sociedade, ainda possui os baixos salários que reforçam um sistema educacional falido, com mentiras em propagandas eleitores que passam informações errôneas sobre aumentos exorbitantes que ultrapassam a casa dos 100%, sendo que não houve nem mesmo o repasse do aumento do minimo... continuar lendo

Pior está SP com esses 20 anos de desgoverno. continuar lendo

Entre os motivos do não apoio ao professor, está a orientação dos sindicatos dos professores, todos dominados por comunistas que rezam a Cartilha de Antonio Gramsi de dividir sempre. Para os comunistas o aluno não é delinquente e sim um oprimido segundo outro notável comunista, Paulo Freire. continuar lendo

O pensamento de que os sujeitos que vivem à margem cometem crimes por se tratar de vítimas do sistema é adotada pelos defensores dos Direitos Humanos, ramo do Direito que tenta assegurar direitos e liberdades básicas a todos os seres humanos. Nesse cenário, é muito citada a frase hiperbólica de Cecília M. B. Coimbra: “acabando com a pobreza acaba-se com a violência”. O professor agredido se mostrou ter esse posicionamento ao dizer que "eles [alunos] são reféns da sociedade e estão gritando por socorro". continuar lendo

Como em tão poucas e rabuscadas linhas escreve tantas incertezas. A tecnologia deveria ter incrementado a sua capacidade cognitiva, a logica e o bom senso. Quero crer, apesar dos pesares, que sua posição de "GERENTE DE PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO" tenha sido unica e exclusivamente por mérito. Para você, acredito, que o Mito seja um deus e que o outro, que espero vitorioso, um demônio. O universo não é dual, é multi e de infinitas situações.

Obs.´. Se precisar de um dicionario sugiro o Aurélio versão 2018 com CD incluso. continuar lendo

Educação e a base de uma sociedade justa, não pode existir permissividade em atitudes como estas, tanto dos alunos, como do pessoal diretivo do colégio. Se não quer investir em educação vai ter que INVESTIR EM CADEIAS. continuar lendo

Cadeias da lucro para os políticos o ano inteiro, Educação também dá, mas é só no inicio do ano com a compra de materiais. continuar lendo

Essa notícia é o retrato do Brasil! É o retrato do que aconteceu ao deixar no poder por 16 anos um governo de esquerda.

Enquanto isso, 60% do orçamento da educação é direcionado ao ensino superior, ou seja, nem PT nem PMDB estão nem um pouquinho preocupados em dar chances iguais àqueles que mais precisam de ENSINO, querem apenas dar-lhes diplomas para depois se gabarem "meu governo foi muito inclusivo e levou os pobres à universidade". Isso é apenas populismo barato e sucateamento da qualificação da mão-de-obra. Não adianta nada dar diploma e não ensinar o ofício devidamente, apenas se cria um monte de profissionais incapacitados.
Nenhum político tem coragem de adotar medidas que surtirão efeito somente a longo prazo, como a mais importante de todas políticas públicas, que é o INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA! continuar lendo

Ótima crítica! continuar lendo

Pior foi deixar no poder um governo de "centro" em SP por 20 anos e este destruir o melhor ensino público do país. O Governo Federal tem como ocupação principal o ensino superior, os Estados o Ensino Médio e os Municípios o Ensino Fundamental. Como advogado faltou-lhe um pouco da visão geral da educação, mas espero que possa analisar melhor os seus parâmetros. continuar lendo

Primeiro, obrigada pelos comentários. Gosto do seu senso crítico e técnico, professor Jorge Roberto da Silva. Essa notícia, diferentemente do que eu previa, surtiu muitas críticas partidárias - natural nesse cenário de euforia política. Sob a minha ótica, porém, o problema é maior que isso. Concordo que falta investimentos em medidas que surtirão efeitos a longo prazo, dado que nossos governantes têm como prioridade projetos que possam ser notados preferencialmente no 3º e 4º ano de sua gestão, para que a reeleição seja conquistada, observação manifesta no comentário do Dr. Paulo Fausto Siebra. Calha que, muito embora os entes federativos tenham autonomia garantida constitucionalmente, a União pode intervir de forma indireta na atuação destes, de modo que poderia adotar medidas para incentivar investimento na educação, com fundamentos, por exemplo, nos arts ; 21, IX; 174; 175, IV da CF/88, entre outros. continuar lendo